TAP Portugal  
 
 
 
 

Valores e Missão

A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance desde 14 março de 2005. Foi eleita Companhia Aérea Líder Mundial para África e América do Sul e Melhor Companhia Aérea da Europa.

     
 

De Braços Abertos

A TAP Portugal é a principal companhia aérea portuguesa, em operação desde 1945 e membro da Star Alliance desde 14 de março de 2005. Tem o seu hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada entre o continente Africano e a América do Norte e do Sul.

Com a inauguração de novas rotas nos últimos anos, a rede da TAP, conheceu no verão de 2014 um alargado crescimento, ao operar para 11 novos destinos. Atualmente, a companhia área portuguesa garante ligações para 81 destinos, espalhados por 34 países. Operando, em média, cerca de 2500 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 77 aviões: 61 aeronaves de modelo Airbus, às quais se juntam mais 16 aeronaves que operam com as cores da PGA (Portugália Airlines).

A conservação do carácter português da marca da Companhia e o serviço de qualidade como conceito básico têm sido o principal motor de estratégia da TAP ao longo dos últimos anos, o que justifica os inúmeros prémios atribuídos por entidades internacionais e outras.

Rede

Nos últimos anos, A TAP tem consolidado o seu reposicionamento em alguns dos seus principais mercados, nomeadamente África, Brasil e América do Sul. O esforço da companhia passa pelo crescimento sustentável, pela adaptação às mudanças de cada mercado como um todo, enquanto aumenta valores de tráfego e as taxas de ocupação. Neste sentido, novas rotas têm vindo a ser adicionadas à rede TAP, tanto no médio como no longo curso.

Prosseguindo esta estratégia de expansão, a TAP adiciona em 2013 dois destinos africanos à sua rede: Boa Vista (Cabo Verde) e Tânger (Marrocos), ao mesmo tempo que aumenta as frequências para alguns dos principais destinos. Na América do Sul, a companhia aérea portuguesa consegue afirmar-se líder de operação no Brasil, com voos diretos à partida de Lisboa e Porto, para 12 destinos em 2014, extendendo a sua operação a todas as regiões do país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A par das novas conexões no território brasileiro, são adicionados mais destinos à rede TAP, espalhados pela América do Sul e Europa: Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá (Panamá), Astúrias - Oviedo (Espanha), Nantes (França), Hanôver (Alemanha) e Gotemburgo (Suécia).

Prémios

Eleita a Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012, pelos WTA, World Travel Awards, detém também o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul em 2009, 2010, 2011 e novamente em 2012. Reconhecida pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva – América do Sul em 2013, foi também eleita a Melhor Companhia Aérea na Europaem 2011, 2012 e 2013, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller em 2010, foi também eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011. 

Em 2014 e 2015, a TAP volta a conquistar o galardão de Companhia Aérea Europeia Líder para África e América do Sul, uma vez mais, pela mão dos World Travel Awards, considerados os “óscares” do turismo. Mas o ano de 2015 trouxe ainda mais prémios: os Prémios Publituris Portugal Travel Awards 2015 classificaram a TAP como Melhor Companhia de Aviação, o microsite TAP Destinos (destinos.flytap.com) foi reconhecido como Melhor Microsite na gala dos Digital Communication Awards, em Berlim, e a revista UP – a revista de bordo da companhia – arrecadou o prémio de Revista de Bordo Líder na Europa nos World Travel Awards 2015.

 

 

Redes Sociais & Mobile

Também nas redes sociais a TAP tem recebido menções internacionais, continuando a crescer no mundo digital dia após dia. Aqui o contacto com os passageiros da companhia é constante e (quase) imediato.

A página do Facebook (facebook.com/TAPPortugal) conta com mais de 880.000 fãs, sendo recorrente a atribuição do selo de Socially Devoted por parte do Socialbakers.com, o que demonstra que a companhia aérea é reconhecida pelo trabalho de apoio ao cliente nesta importante rede social.

Instagram é a rede social que permite um contacto mais próximo e espontâneo com os passageiros e é neste espaço virtual que a TAP partilha imagens inspiradoras que apaixonam qualquer fã da aviação, promove destinos que fazem sonhar, curiosidades e viagens ao passado, passatempos e outras novidades relativas à companhia. Todos os meses um colaborador da TAP é convidado a partilhar as suas fotografias no perfil oficial em instagram.com/tapportugal, com o objetivo de dar a conhecer um pouco dos bastidores da companhia aérea. Através desta iniciativa a TAP já mostrou aos mais de 49.000 seguidores o hangar e os trabalhos de manutenção, pormenores interessantes dos aviões e de quem os opera, entre outras curiosidades. A partilha de imagens dos passageiros através da hashtag #tapportugal é ainda encorajada frequentemente e tem sido um caso de sucesso ao longo do tempo.

Outra importante rede social onde a TAP está presente é o Twitter. Este aparece como o local agregador das últimas novidades da companhia, mas é, sobretudo e cada vez mais, um ponto de contacto importante em termos de apoio ao cliente, como é notória pela recente atribuição da marca Socially Devoted, pelo Socialbakers.com. Com mais de 26.000 seguidores a aceder ao perfil através do user @taportugal, todos os dias a TAP está apta a comunicar com os seus passageiros, 140 caracteres de cada vez.

Mais recentemente e numa vertente fundamentalmente aspiracional, foi criado o perfil da TAP no Pinterest (pinterest.com/tapportugal). Esta página faz sonhar qualquer curioso e todos estão convidados a viajar pelos destinos da rede TAP, um pin de cada vez. Agora a marca TAP marca também presença no LinkedIn, partilhando com mais de 35.000 seguidores a sua experiência e visão estratégica.

Para que cada voo com a TAP seja uma experiência cómoda, a companhia oferece os melhores serviços em terra, a bordo e na palma da sua mão: a reserva de um voo, a escolha do lugar e o check-in podem ser feitos esteja onde estiver, através das facilidades disponíveis para cada dispositivo móvel. A aplicação da TAP para smartphones, pc’s e tablets – com sistemas operativos iOS, Android e Windows –, é totalmente gratuita e está disponível para download na App Store, Google Play e Windows Store, em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão.

Através da aplicação da TAP, está igualmente disponível o Quiosque Digital: a sua leitura de bordo disponível no ecrã do seu dispositivo móvel. Este serviço é gratuito e as revistas e jornais devem ser descarregados depois de efetuar o check-in, podendo ler os respetivos títulos em modo offline no seu smartphone ou tablet.

E para que se mantenha sempre informado sobre os seus próximos voos, foi lançado um serviço de notificações automáticas via e-mail e sms para contacto direto com os passageiros: basta disponibilizar o seu contacto de telemóvel no ato da reserva para que, a qualquer momento, seja informado acerca do estado do seu voo e aceda a toda a informação necessária para uma experiência de viagem sem surpresas.

 

Esteja onde estiver, a TAP está perto de si.