TAP Portugal  
 
 
 
 
museu_logo

Museu TAP

Descubra a história da TAP através do seu núcleo museológico

     
 

O Museu da TAP

museu_horario Horários e Preços

Informações sobre horários e preços das exposições.

 
museu_agenda Agenda

Informação sobre eventos.

 

A criação do núcleo museológico da TAP partiu da iniciativa do Conselho de Gerência e remonta a 1978, tendo a sua inauguração oficial ocorrido somente a 14 de março de 1985, integrada nas comemorações do 40º aniversário da empresa.

Em novembro de 1997, com a proximidade da Expo'98 e após um período de cerca de dez anos de indefinição, foi-lhe atribuída uma equipa de trabalho permanente cuja principal tarefa de retaguarda tem sido classificar, inventariar e conservar o seu espólio, com vista à preservação e divulgação da história da TAP.

Contudo, as limitações do espaço expositivo na sede da Empresa junto ao aeroporto de Lisboa, não permitiam corresponder a todas as solicitações e foi graças ao interesse sempre demonstrado pelo público e por numerosas organizações, entre elas a Força Aérea Portuguesa, que participou em numerosos eventos de relevo, que a situação se resolveu.

É reconhecido que, ao longo da sua existência, a Força Aérea Portuguesa e os Transportes Aéreos Portugueses operaram e partilharam recursos e grande afinidade histórica. Como tal, a 14 de outubro de 2009, no âmbito das Comemorações do Centenário da Aviação em Portugal, foi assinado um protocolo entre as duas entidades com o objetivo de preservar a memória da aviação nacional, militar e civil e de divulgar a História da Aviação em Portugal.

Alguns meses mais tarde, a 29 de janeiro de 2010, foram abertas ao público as novas instalações do Museu do Ar, na Granja do Marquês, Sintra, numa parceria tripartida entre os museus da Ana-Aeroportos, da Força Aérea e da TAP Portugal.

Aproximadamente, dois anos depois deu-se início à segunda fase das obras de requalificação. Finalizada que foi a reabilitação do espaço museológico, a nova área expositiva do Museu do Ar reabriu as suas portas no dia 29 de junho de 2012.

A coleção patente ao público apresenta uma exposição sobre a História da Aviação em Portugal, nas suas vertentes militar e civil, onde o visitante encontrará 40 aeronaves, entre as quais o DC3 da TAP, simuladores, motores e outros objetos. No hangar principal, um painel fotográfico conta a história dos 100 anos da Aviação em Portugal.

Encontra-se, igualmente, aberta ao público a Sala dos Pioneiros onde podem ser vistos objetos vários relacionados com os aviadores portugueses que contribuíram com o seu pioneirismo para o progresso da aviação.

O Museu do Ar tem ainda uma biblioteca com 5000 títulos, disponível para consulta do público em geral e uma Sala de Multimédia patrocinada pela Câmara Municipal de Sintra.

Ficando a área expositiva da TAP em espaço próprio no Museu do Ar, em Sintra, manteve-se no reduto TAP, junto ao aeroporto de Lisboa, o Sector de Documentação e Arquivo do Museu TAP onde, mediante marcação prévia, poderá ser consultada documentação tão diversificada como diários de navegação, fotografias, manuais ou material publicitário.